Nossas mídias

FAQ - Perguntas frequentes

Quem são os participantes obrigatórios do eCICT 2021?

São considerados participantes obrigatórios todos os alunos de iniciação científica ou tecnológica (bolsistas e voluntários) que estiveram regularmente vinculados a plano de trabalho com período de vigência e modalidade indicados na tabela a seguir:

PIBIC CNPq, PIBITI CNPq, PIBIC AF CNPq: 01/08/2020 a 31/08/2021

PIBIC UFRN, PIBITI UFRN, PIBIC AF UFRN, PIBIC PROPESQ, PIBITI PROPESQ: 01/08/2020 a 31/08/2021 

PIBIC EM (Ensino Médio): 01/08/2020 a 31/08/2021

EBSERH: 01/08/2020 a 31/08/2021

ECT: 01/08/2020 a 31/08/2021

INOVAÇÃO UFRN*: 01/01/2020 a 31/12/2020

VOLUNTÁRIOS:01/08/2020 a 31/08/2021

*Modalidade de bolsa concedida aos alunos premiados no eCICT 2019.

 

Participei da iniciação científica ou tecnológica, mas fui substituído antes do término da vigência da cota. Ainda tenho a obrigatoriedade de participar do eCICT 2021?

A obrigatoriedade de submeter trabalho ao eCICT recai apenas sobre o último discente que participou do plano de trabalho de iniciação científica ou tecnológica. Os demais discentes que participaram da pesquisa podem participar como coautores do trabalho apresentado.


Como os participantes obrigatórios se inscrevem no evento?

Para os participantes obrigatórios, a inscrição no congresso se dará através da submissão de trabalho completo, via SIGAA, no período estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRN.


Ao submeter meu trabalho, ele será automaticamente aceito pelo congresso?

Não. Após a submissão, é necessário que o orientador autorize o aceite do trabalho. Antes de realizar a autorização, o orientador pode solicitar ajustes no trabalho. É de responsabilidade do orientador, antes de autorizar o encaminhamento do trabalho para o eCICT 2021, verificar a qualidade científica e a forma da escrita do trabalho submetido pelo discente, além da rigorosa correção da Língua Portuguesa no texto e respeito aos aspectos morais, éticos e legais do vídeo.


Submeti meu trabalho, ainda posso realizar alterações?

Alterações podem ser realizadas antes de o orientador realizar a autorização (Aguardando Autorização) ou quando ele solicitar ajustes (Apresentação Necessita Correções). Para alterar o trabalho, acesse: SIGAA (www.sigaa.ufrn.br) → Portal do Discente → Pesquisa → Congresso de Iniciação Científica → Meus Trabalhos → Alterar Resumos.


Além do envio do trabalho ao eCICT, é necessário enviar relatório final?

Não. O aceite do trabalho no eCICT supre a necessidade de envio do relatório final. O envio do relatório deve ser realizado apenas por aqueles discentes que estejam impossibilitados de participar do eCICT 2021. Nesses casos, o orientador deverá comunicar e justificar a impossibilidade de submissão de trabalho ao congresso por meio do e-mai cic@propesq.ufrn.br.


Onde posso obter meu certificado de apresentação de trabalho no congresso?

O certificado de apresentação de trabalho para os participantes obrigatórios do eCICT é emitido por meio do SIGAA (Portal do Discente → Pesquisa → Congresso de Iniciação Científica → Certificados).


Como será a Mostra de Trabalhos e Vídeos de Ciência, Tecnologia e Inovação?

Durante a Mostra de Trabalhos e Vídeos de Ciência, Tecnologia e Inovação, todos os trabalhos aceitos estarão disponíveis para avaliação, discussão e divulgação. As avaliações ocorrerão por meio do SIGAA de modo assíncrono, ou seja, não será necessário que o autor do trabalho esteja "presente" quando o consultor for avaliar o trabalho. Para interação entre consultores e autores, serão criados fóruns de discussão para cada trabalho. É importante destacar que, nessa etapa, o autor do trabalho deverá acessar o fórum periódicamente para responder a eventuais dúvidas do consultor.


Vi na programação que teremos uma etapa complementar à Mostra de Trabalhos e Vídeos de Ciência, Tecnologia e Inovação. Como funcionará essa etapa?

Após a Mostra, os participantes obrigatórios do evento terão acesso a uma plataforma de aprendizagem com conteúdos sob demanda: uma série de vídeos sobre ciência e a trajetória de sucesso dos pesquisadores destaque da UFRN no ano de 2021. O consumo do conteúdo disponibilzado na plataforma é atividade obrigatória e dará direito a certificado adicional.